Skip to content

FAZENDA SANTA MARIA: OÁSIS RASGADO A 12 KM DA SÉ

agosto 16, 2012
Se efetivada, a obra do Rodoanel trecho Norte vai rasgar ao meio a Fazenda Santa Maria, área de quase 200 alqueires (um parque do Ibirapuera), a apenas 12 km do marco zero da cidade.  Essa fazenda, devido ao seu arrendamento a antigas famílias portuguesas e japonesas, permaneceu intacta logo atrás da Vila Albertina, distrito Tremembé.
 
Clique AQUI para ler a matéria da revista São Paulo, da Folha de S. Paulo, entrevistando moradores que vivem ali há 80 anos.  São 300 famílias cujo destino é incerto, pois como arrendatárias dessas terras da família Alcântara Machado, nem sabem se terão direito à indenização (para os que têm escritura) ou reassentamento (para os que construíram em área invadida).
 

Vida rural a 12 km do centro. (Foto: Christian von Ameln/ Folhapress)

 
Ambientalmente falando, essa maravilhosa área verde perto do centro da cidade deve sofrer grande impermeabilização e assoreamento com o advento da obra, aumentando o risco de enchentes nas várzeas locais, entre morros. Reforçando a questão das ilhas de calor, essa região, antes verde e “refrescante”, receberá concreto, carros, caminhões, ruídos…   Ou seja, a fauna remanescente vai dançar.  A cidade vai esquentar.   Em região de alta vulnerabilidade social, perde-se uma área para um uso sustentável, em compasso com a vocação ambiental da Zona Norte.  
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: