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– CHEGOU A HORA DA VERDADE!

junho 22, 2011
Depois de 9 meses de audiências, discussões, manifestações…  chegou a hora da verdade.  O Consema – Conselho Estadual do Meio Ambiente, marcou uma reunião extraordinária para o dia 28/06 (3ª-f), às 9h, na sala de reuniões do Conselho, prédio 6 da Cetesb, Av. Prof. Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros.  A pauta principal é o licenciamento ambiental do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas.
 
O Consema dá a palavra sobre o licenciamento ambiental.  Se ele for aprovado, a Dersa tem autorização para iniciar as obras no dia seguinte.
 
A obra custará (inicialmente) R$ 5,8 bilhões. Com essa verba poderiam construir TODOS os corredores de ônibus de que a cidade precisa, e ainda começar uma nova linha de metrô. Todos os que consideram uma aberração a passagem de uma  “Rodovia dos Imigrantes” em cima e embaixo da Serra da Cantareira – Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, decretada pela Unesco, a 11 km do centro da cidade, devem comparecer a essa reunião e manifestar isso.

Uma "Rodovia dos Imigrantes" no pé da Serra da Cantareira

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2 Comentários leave one →
  1. Francisco Roberto C. E. Santo permalink
    junho 22, 2011 2:41 pm

    O Problema da Análise de EIA e RIMA
    Por que reunir profissionais competentes, dignos e responsáveis para avaliar relatórios de EIA e RIMA?
    O objetivo parece ser a busca a qualquer preço pela liberação da obra do rodoanel (trecho norte). O correto seria não só apresentar teorias, e páginas e páginas de considerações técnicas “coerentes” com o principio básico de conservação dos recursos naturais. Relatórios de EIA e RIMA deveriam também ser analisados e postos à prova, sob a ótica da prática cotidiana. Por que então, não considerar o trecho oeste do rodoanel, e concluir na realidade o que de fato foi implementado para minimizar o grande impacto gerado por esta obra. O que se observa por lá, é a ampla área de pedágio! Mas e as ações colocadas em prática para minimizar o impacto ambiental? Ah, isso aí esta nos relatórios de EIA e RIMA, para “inglês ver”. Esperamos todos, que no íntimo de cada um daqueles profissionais designados para esta avaliação, não ocorra opressão de qualquer espécie, e que impere a têmpera firme, que tem regido a formação dos mesmos ao longo de suas trajetórias profissionais. Rodoanel no Ecossistema Cantareira Não!

  2. Alberto Vidal permalink
    julho 5, 2011 1:10 am

    Que pena ver a política ferroviária implodida pelos interesses imediatistas do cartel do petróleo ! Como neto de ferroviário , fico entristecido e frustrado com tanta bandalheira e descaso . Espero que o dep Walter Ihoshi assuma posições que tragam a discusão a um patamar mais respeitoso . Parabéns ao ZN por seus desafios e defesa de causas nobres ! Contem comigo ! ABS Vidal

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