Skip to content

– “FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA”

junho 16, 2011

 A realização nesta semana de duas reuniões com dom Milton Kenan Junior, bispo auxiliar da Brasilândia, mostra que as lideranças católicas da região estão preocupadas com as aflições de seu público.  O risco de perder moradia ronda os corações dos moradores de Taipas e Brasilândia.   Afora isso, a Campanha da Fraternidade 2011, com o tema “Fraternidade e a Vida no Planeta” traz para cada cristão a lembrança da importância de se zelar pelo planeta, que é a nossa casa.    

O bispo auxiliar da Brasilândia em reunião com padres da região.
A segunda reunião aconteceu com mais de 40 padres das diversas paróquias da região Brasilândia,  na associação Aliança de Misericórdia, situada no Sítio Botuquara, uma linda área verde atrás de Parada de Taipas.  A obra do Rodoanel Norte pretende passar na porta dessa associação, separando-a do resto da cidade.
 
Dom Milton abriu a palavra para quatro pessoas,  para esclarecer aos padres a atual situação da luta.    Prof. Antonio Manoel Oliveira,  eng. Mário dos Santos, advogado Carlos Eduardo Castro e Souza e  jornalista Eduardo Britto, durante cerca de uma hora, apresentaram questões técnicas, legais e ambientais aos srs. padres.  Ficou claro que uma série de problemas na condução do processo de licenciamento ambiental obriga a interrupção da obra e a sua reavaliação completa.
 
1 – O parecer contrário da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde; 2 – a pequena distância da obra ao centro da cidade, contrariando normas do Consema; 3 – a ausência de EIA-Rima para os outros traçados propostos, que foram descartados previamente sem discussão; 4 – o impacto sobre os parques de borda que já constam do planejamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio-Ambiente;  5 – a desconsideração das audiências públicas, em que foi quase unânime a contrariedade pela obra; 6 – a falta de um planejamento consistente para o reassentamento de milhares de pessoas; 7 – a prioridade do modelo rodoviarista tradicional em detrimento do investimento em transporte público; todas essas questões foram apresentadas na reunião.
 
O bispo auxiliar da Brasilândia mostrou-se muito sensível à questão, e ações foram propostas para congregar a comunidade.
 
Mais de 40 padres presentes na reunião.
Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: